Prefeitura começa a iluminar vias de São Vicente

Prefeitura começa a iluminar vias de São Vicente

Motivo de muitas reclamações dos vicentinos, o sistema de iluminação de ruas, avenidas e calçadões da orla começou a ser recuperado. Ao todo, serão investidos R$ 1,3 milhão no serviço, conforme parceria firmada entre a Prefeitura de São Vicente e a empresa RT Energia, responsável pelo projeto.

Atuando em mutirão pelos bairros da Cidade, somente nestes primeiros dias a RT Energia já efetuou a troca de mais de 150 lâmpadas e oito braços de iluminação, além de ter refeito várias ligações em postes. A meta é ter, nos próximos meses, o sistema recuperado e cobrindo todos os bairros.

Prevendo as férias escolares, em julho, quando o Município deve receber um grande número de visitantes, os trabalhos foram intensificados pela orla, com destaque para a Praia do Itararé (Praça Vinte e Um Irmãos até a Divisa com Santos), Ilha Porchat e Deck do Pescador, no Gonzaguinha.

Mas os serviços também já foram estendidos para ruas e avenidas da Vila São Jorge, Parque São Vicente, Jardim Guassu, Vila Cascatinha, Jóquei Clube, Parque Bitaru, Vila Voturuá, Tancredo Neves, Cidade Náutica, Jardim Independência, Catiapoã, Vila Ponte Nova, Vila Ema, Parque Continental, Parque das Bandeiras, Jardim Rio Branco, Gleba 2 e Jardim Irmã Dolores. Nestes locais foram feitas as trocas das lâmpadas que estavam queimadas.

“Enfrentamos alguns problemas contratuais com a empresa que cuidava da iluminação pública. Com isso, não era possível atender às demandas que chegavam. Agora, desde 31 de maio, temos outra prestadora de serviço e, por isso, vamos agilizar os trabalhos”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas de São Vicente, Léo Santos.

O secretário confirma, inclusive, que a RT Energia passa a fazer a manutenção do sistema. “Estamos tentando cobrir o maior número de pontos possíveis, para atender à população. Por exemplo, toda a subida da Ilha Porchat, que estava apagada, foi feita. Também nos concentramos na região de praias, que estava com problemas por causa de lâmpadas e reatores queimados e até por motivo de furto de fios em alguns trechos. Mas já fizemos reparos nas avenidas Capitão Mor Aguiar e Frei Gaspar e em vias na Área Continental”, diz.

Léo destaca ainda que esta é a primeira fase de um projeto ainda mais específico para a iluminação na Cidade. “Agora estamos reparando problemas que causavam reclamações de moradores, principalmente por se sentirem inseguros em trechos escuros. Depois, a meta é mudar os conceitos de iluminação em São Vicente. Por exemplo, passando a usar lâmpadas de led, mais duradouras e econômicas”, prevê o secretário, lembrando que este sistema deve começar a ser implantado paulatinamente.

Furto

Desde que foi iniciada a recuperação do sistema de iluminação na Cidade, um dos problemas mais detectados pelas equipes de serviço é o furto de componentes do sistema elétrico. Neste caso, até mesmo parte do cabeamento foi levado em alguns trechos da praia e de ruas da Ilha Porchat.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas de São Vicente, Léo Santos, este é um problema que chama a atenção. “Detectamos esta situação em alguns trechos na Cidade. Por isso, vamos ficar ainda mais atentos”, comenta. 

Para ajudar a manter a Cidade iluminada, o cidadão pode solicitar a troca de lâmpadas públicas por meio do telefone 3569-1770. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

 

Fonte:

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/sao-vicente/prefeitura-comeca-a-iluminar-vias-de-sao-vicente/?cHash=758b63171a100f10e22ade0c95236804